Na sessão ordinária desta quinta-feira (7), a Câmara Municipal de Concórdia realizou uma homenagem especial ao Clube Concordiense de Xadrez, que neste ano completa 40 anos de história. A proposição foi apresentada pelo vereador Evandro Pegoraro (PT) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.
Fundado em 6 de outubro de 1984, o Clube nasceu do empenho de um grupo de apaixonados pelo xadrez, entre eles Fabiano Koppe de Menezes, Martins Takeo Yamamoto e Pedro Rogério Garcia, com o objetivo de difundir o esporte no município e estimular a cultura, a educação e o raciocínio lógico por meio desta prática milenar.
Ao longo de quatro décadas, a entidade se consolidou como referência estadual e nacional, formando atletas de destaque e promovendo importantes projetos educacionais. Um marco foi a implantação, em 1987, do projeto piloto de xadrez nas escolas da rede municipal, coordenado pelo professor Rogério Koppe de Menezes, que ampliou o alcance do esporte e fortaleceu o aprendizado de crianças e jovens.
Durante a homenagem, o vereador Evandro Pegoraro destacou que o Clube Concordiense de Xadrez é “um patrimônio esportivo e cultural do município, responsável por inspirar gerações e projetar o nome de Concórdia para o Brasil e o mundo”.
Com sede atualmente no Estádio Municipal Domingos Machado de Lima, o Clube coleciona conquistas expressivas:
Oito títulos nos Jogos Abertos de Santa Catarina (cinco no feminino e três no masculino);
Mais de 20 títulos e 100 medalhas em competições estaduais de base, como Joguinhos Abertos, Olesc e Jesc;
Mais de 50 títulos catarinenses em diversas categorias;
Doze títulos brasileiros e presença constante em pódios nacionais;
Formação de três Mestres: Eduardo Yamamoto, Julia Rodio e Jaison Bassani;
Atletas convocados para defender o Brasil em mundiais e pan-americanos, disputados em países como Espanha, Turquia, Grécia, Uruguai, Argentina, Paraguai, Equador e Colômbia.
Além das vitórias nos tabuleiros, o Clube é reconhecido por formar cidadãos, transmitindo valores como disciplina, paciência, estratégia e resiliência. Em 2017, recebeu a Comenda do Legislativo Catarinense e, em 2018 e 2019, a Medalha Gustavo Kuerten, sendo considerado uma das cinco principais entidades esportivas de Santa Catarina.
A solenidade contou com a presença de dirigentes, atletas, ex-integrantes e autoridades, em um momento de reconhecimento ao trabalho voluntário e apaixonado que mantém viva a tradição do xadrez na Capital do Trabalho.
Por: Daisy Trombetta