O Joinville vai jogar a edição 2026 da Copa do Brasil. A confirmação ocorreu neste domingo, dia 23, pois com o acesso da Chapecoense para a Série A do Campeonato Brasileiro, abriu-se uma vaga via Catarinense Fort Atacadista 2025, no qual o JEC encerrou a sua participação na quarta colocação.
Conforme a Diretriz Técnica da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), formalizada por meio do Ofício Nº 3709/2025, os clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro garantem vaga na Copa do Brasil. Como a Chapecoense foi vice-campeã do Catarinense Fort Atacadista 2025, abriu-se a vaga via Estadual para o clube seguinte sem a vaga.
Dessa forma, via Catarinense Fort Atacadista se classificaram Avaí, Santa Catarina e Joinville. O Figueirense garantiu a vaga pelo título da Copa Santa Catarina Galerabet. A Chapecoense, por estar na Série A do Brasileiro em 2026, e o Barra FC, campeão da Série D do Brasileiro 2025, também estarão presentes na Copa do Brasil 2026.
Na campanha do Joinville no Catarinense Fort Atacadista deste ano, o Joinville garantiu a vaga para a segunda fase ao conquistar um empate contra a Chapecoense em 1 a 1, na Arena Condá, na última rodada da fase inicial. Nas quartas de final, o JEC superou o Criciúma em uma emocionante disputa por pênaltis no estádio Heriberto Hülse. Na semifinal, o Joinville acabou eliminado pela Chapecoense.
Foto: Luiz Vieira/Joinville