A Federação Catarinense de Futebol de Salão realizou, nos dias 7 e 8 de fevereiro, os Congressos Técnicos dos Campeonatos Estaduais das Séries Ouro, Prata e categorias de base de 2026. As reuniões receberam mais de 100 dirigentes de clubes de todo o estado e teve a presença de toda a diretoria da entidade. O congresso técnico é o momento de os clubes, em acordo com a entidade, aprovarem os formatos, regulamentos, calendários e novidades para a temporada vigente, além de avaliarem a do último ano.
Entre as principais novidades para as duas categorias da elite foi a definição sobre a suspensão automática por cartões amarelos, que passará a ocorrer após cinco advertências, aumento em relação ao limite anterior de três cartões.
Durante o encontro, o presidente da FCFS, Nelson Carvalho, agradeceu a presença dos dirigentes, reforçou a importância de os clubes seguirem participando ativamente da Federação e reafirmou o compromisso da entidade com a transparência, o diálogo e o desenvolvimento da modalidade no Estado:
“Pelo terceiro ano seguido constatamos um aumento no número de clubes participando das competições. Isso comprova que estamos no cominho correto, ouvindo as demandas e conseguindo atendê-las em prol do fortalecimento coletivo da modalidade. Santa Catarina é o estado mais vencedor no futsal. Tivemos um 2025 incrível e vamos seguir evoluindo e crescendo. Ficamos satisfeitos com o resultado dos Congressos, sobre o quanto tivemos um clima cordial nas reuniões e também com as novidades aprovadas”, destacou.
O congresso para as categorias de base foi realizada no sábado, 7, em Blumenau. Já o congresso das Séries Ouro e Prata aconteceram no domingo, 8, em Joinville, cidade da última equipe vencedora da competição.
Série Ouro Sicredi
O Campeonato Catarinense de Futsal Série Ouro Sicredi 2026 seguirá com o mesmo formato da última temporada. Com 12 equipes participantes duelando em Turno Único com 11 rodadas na primeira fase, onde as oito melhores na tabela de classificação passarão para a fase Mata-Mata e os dois últimos colocados sendo rebaixados. Não haverá o Quadrangular do Descenso.
A elite do futsal catarinense terá os seguintes participantes: Apaff Florianópolis, Blumenau, Caçador, Chapecoense, Concórdia, Criciúma, Jaraguá do Sul, JEC Krona, Lages, Futsal São Lourenço, Pouso Futsal e Tubarão
A competição está marcada para começar no dia 14/03 e o calendário dos confrontos será divulgado em breve pelo departamento técnico da FCFS. A NSC é a emissora oficial do Catarinense Série Ouro Sicredi 2026.
Série Prata Sicredi
Diferente da Série Ouro, o Campeonato Catarinense de Futsal Série Prata Sicredi será disputado em turno e returno, classificando-se 8 equipes para a fase eliminatória (mata-mata). São 10 clubes participantes: Pinhalense Futsal Zagonel, Adaf Saudades, Maravilha Futsal, AD Cunha Porã, Palmitos Futsal, Xaxiense, Joaçaba, Catanduvas, Rio do Sul e Marcílio Dias.
Ainda sobre regulamento, foi aprovado pelo clubes que os pontos conquistados na fase classificatória seguirão sendo somados na etapa Mata-Mata. Este será o critério para definir os mandos de quadra nas fases eliminatórias.
A competição está marcada para começar no dia 21/03 e o calendário dos confrontos será divulgado em breve pelo departamento técnico da FCFS.
Catarinenses de Base Sicredi
A FCFS vai realizar 13 competições de base masculinas em 2026, das categorias sub-7 ao sub-20. Durante o congresso técnico, a principal novidade ficou por conta da aprovação da Série Prata, exceto para o sub-16 ao sub-20. As disputas terão uma etapa complementar para o calendário das equipes não-classificadas aos quadrangulares finais. Não haverá taxa de inscrição para essa nova competição, que premiará todas as equipes com medalhas.
Também foram aprovadas adaptações de algumas regras para o melhor desenvolvimento do jogo nas categoria Sub-7 e Sub-8.
No total, serão mais de 180 equipes inscritas para os estaduais de base em 2026. A categoria sub-7 terá uma reunião técnica para alinhamento com os clubes no mês de março.